Aquecimento global pode favorecer cultivo da cana de açúcar no país

 

O aquecimento global promoverá grandes impactos na maioria das culturas agrícolas do país. No entanto, seus efeitos podem afetar pouco a cana de açúcar, desde que haja investimento tecnológico, possibilitando, inclusive, o favorecimento da cultura. A informação é da climatologista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda.


Nos últimos 40 anos, em função do aquecimento global, diversos locais do Brasil, do Rio Grande do Sul até o Maranhão, tiveram um aumento de temperatura de 1ºC. O aumento, em algumas áreas, já chega a 3ºC. Neste sentido, vários trabalhos vêm sendo publicados na tentativa de avaliar os cenários de aumento global da temperatura e os reflexos diretos na produção de alimentos.

Segundo o estudo, as mudanças climáticas e o aumento da concentração de CO2, aliados aos avanços tecnológicos, poderão proporcionar um aumento significativo na produção de cana nos próximos 70 anos. “A cana é uma gramínea do tipo C4, resistente à falta de água e mais robusta, assim sendo, o aumento do CO2 e o consequente aquecimento do clima irão favorecer o processo de fotossíntese da cana”, destaca a pesquisa.

 

Fonte: http://www.udop.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s