A Cachaça e sua brasilidade

Que a cachaça tem se tornado cada vez mais um produto sofisticado e alheio a seu antigo estigma depreciativo todo mundo sabe. Mas por que será que isso tem acontecido?

A resposta não é tão complicada. O fato é que a cachaça passou a, cada vez mais, traduzir uma brasilidade diante do público estrangeiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, de janeiro a junho de 2012, o volume de cachaça adquirido pelos Estados Unidos aumentou 12,62%, comparado aos primeiros seis meses de 2011. No mesmo ano, cerca de 90 empresas exportaram um total de 9,8 milhões de litros de cachaça, e gerou uma receita de US$17,3 milhões.

Todas essas boas notícias só reforçam o fato de que a cachaça vem, cada vez mais, ganhando um valor cultural no Brasil e no mundo. Assim como o uísque, cuja imagem está sempre atrelada à da Escócia, a cachaça passa a ter a sua imagem cada vez mais ligada ao Brasil, e se o Brasil está em alta, a cachaça também está.

A Cachaça Germana, que faz parte dessa mudança, sente orgulho em apresentar um pouco do Brasil para o mundo.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br

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