A Revolta da Cachaça

 

Ainda no clima de comemoração do Dia da Cachaça, o blog da Germana explica como foi a Revolta da Cachaça, ocorrida em 1659, e o motivo pelo qual foi escolhido o dia 13 de Setembro como Dia da Cachaça no Brasil.

A Revolta da Cachaça ocorreu entre o final de 1660 e o começo do ano seguinte, no Rio de Janeiro, e foi motivada pelo aumento de impostos aos fabricantes de aguardente que minaram a indústria da cachaça no Brasil.

Com a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco, em 1654, aumentou a concorrência do açúcar brasileiro pelo produzido nas Antilhas e diminuíram os lucros. Para compensar a baixa rentabilidade, os senhores de engenho passaram também a produzir a cachaça, e obtiveram lucro com seu tráfico para a Angola. Portugal, para frear o progresso da produção do Brasil Colônia, ordenou, em 1659, que fossem destruídos todos os alambiques e navios utilizados na produção e transporte da cachaça brasileira, e proibiu a produção da bebida no país.

Os produtores nacionais se rebelaram contra as medidas da metrópole e, durante a rebelião, um novo governo chegou a ser instituído no Rio de Janeiro. Depois de episódios de repressão do governo, a então regente de Portugal, Luisa de Gusmão, autorizou a produção de cachaça no Brasil em 1661, e o comércio interno, por sua vez, foi liberado em 1695.

E a nós, fãs da Cachaça Germana, só nos resta agradecermos à senhora Luisa de Gusmão!

Fonte: A Revolta da Cachaça. Reportagem de Ernâni Fagundes, em fevereiro de 2007, revista Aventuras na História (editora Abril).

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s