História – A importância da cachaça para o Brasil

Com a descoberta do ouro na região das Minas Gerais, a grande população que correu para aquele local utilizava a cachaça para se aquecer do frio das montanhas, disseminando o consumo da bebida pelo interior do país. Sua fabricação artesanal e valor fizeram com que escravos e índios também se dedicassem à sua fabricação e consumo. Como isso atrapalhava os interesses dos senhores de Engenho, a fabricação da cachaça foi proibida legalmente.

Este fato gerou um número muito grande de alambiques clandestinos e deu origem ao preconceito em relação ao seu consumo. Por muito tempo, o destilado passou a ser visto como uma bebida popular, mas esse conceito mudou com o passar dos anos.

A redescoberta do valor da culinária regional e os investimentos que as empresas produtoras vêm fazendo, no sentido de valorizar o produto através de um trabalho de marketing, fizeram com que a bebida passasse a ser vista com outros olhos.

Com o movimento gastronômico brasileiro, a cachaça passou a ser reconhecida, valorizada e até festejada por um público interessado na cultura do nosso regionalismo. Já não é raro encontrá-la exposta com destaque em elegantes restaurantes e bares, ou mesmo reconhecer seu sabor dando um toque especial a pratos de conceituados chefs de cozinha.

Fonte: http://belota3143.blogspot.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s