A excelência da madeira tostada

Boa parte do aroma da cachaça vem dos conhecidos barris de maturação. Além da qualidade da madeira, a tosta de seu interior exerce tanta influência no produto final que virou objeto de estudo.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, está realizando pesquisas para descobrir o grau de interação entre a bebida e a madeira tostada. No experimento, ficaram imersas na cachaça algumas amostras de carvalho. Os níveis da tosta da madeira eram divididos em fraca, média e alta.

O resultado parcial aponta que a tosta alta forneceu à cachaça mais quantidade de compostos aromáticos, influenciando no aroma e sabor da bebida. “A cachaça é a bebida destilada típica do Brasil e seu envelhecimento em barris de madeira proporciona maior qualidade”, comenta Aline Marques Bortoletto, idealizadora do estudo. “A composição química da madeira de carvalho, a espécie botânica, a proveniência geográfica, a idade da madeira e o modo como conduzir a floresta são parâmetros relevantes na escolha do produtor, pois interagem sobre a qualidade da madeira e, consequentemente, no perfil sensorial da bebida”.

Fonte: http://migre.me/a6bTB

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s