EUA reconhecem cachaça como produto brasileiro

Setor aposta que novo acordo vai agregar valor tradicional bebida

QUEILA ARIADNE

Original em: O Tempo

Cachaça nos Estados Unidos, agora, é só brasileira. Os presidentes Dilma Rousseff e o norte-americano Barack Obama firmaram ontem um acordo bilateral que reconhece esse nome como exclusivo para a aguardente produzida no Brasil. Em contrapartida, o Brasil vai reconhecer como “legitimamente norte-americanos” os uísques Bourbon (feito a base de milho) e Tenessee. A medida vai abrir caminho para exportações da bebida, que hoje respondem por menos de 1% da produção nacional. Do total de 1,2 bilhão de litros, 9,8 milhões são exportados e o mercado norte-americano recebe 6%, segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

De acordo com o superintendente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG), Cristiano Lamêgo, o acordo vai facilitar a entrada do produto brasileiro em outros mercados e elevar as exportações a médio e longo prazo. “Hoje, a aguardente brasileira entra nos Estados Unidos como ‘brazilian rum’, o que atrapalha a concorrência, pois, embora a matéria-prima seja a mesma, o processo de produção é muito diferente”, afirma Lamêgo. Ele destaca ainda que a decisão vai trazer um novo ciclo de investimentos para ampliar a produção.

Para o presidente do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), José Lúcio Mendes, o acordo vai agregar valor à bebida. “Os Estados Unidos têm o maior mercado de bebidas do mundo e o reconhecimento da cachaça como genuinamente brasileira tende a ser repetido por outros países”.

“Em tempos de Copa do Mundo e Olimpíadas, esse reconhecimento ganha ainda mais relevância, pois o mundo todo se voltará para o Brasil e vai procurar saber quais são os produtos típicos do país”, diz Mendes.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s