Qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga?

       A origem do nome “Cachaça” é desconhecida, mas alguns acreditam que ela vem do castelhano “Cachaza” que significa vinho de borra. Outros acham que é de origem africana. Mas Silveira Bueno, em seu Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, diz: “Cachaça era sinônimo de porco (cachaço) e de porca (cachaça). Como a carne era dura, molhavam-na com aguardente para amaciá-la. Passando assim, o nome de porca (cachaça) a significar aquela aguardente que hoje todos conhecemos com o nome de cachaça”.

        Costuma-se utilizar os termos “aguardente” e “pinga” para se referir à cachaça. Mas se formos buscar a origem dos nomes, veremos que não se referem à mesma coisa.

        Aguardente é o nome que se dá a qualquer bebida que tenha sido obtida a partir da fermentação de vegetais doces, como frutas. Já a cachaça é o nome que se dá à aguardente da cana-de-açúcar. Assim toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

        Quanto à pinga, ela sim, é um sinônimo. É um dos “apelidos” da cachaça mais utilizados hoje em dia. De acordo com historiadores, o nome foi dado pelos escravos. No processo de destilação da cachaça, quando se fervia o caldo de cana nos engenhos, o vapor condensado no teto pingava sobre eles, o que originou o nome.

Fontes: http://migre.me/8r1Lw

http://migre.me/8r1NA

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s