Dia 26 de janeiro: Austrália Day


A história do Austrália Day começa em 1788, ano de descobrimento do continente australiano. Desde os primeiros anos de colonização, no final do século XVIII, os australianos têm tentado, a partir de um dia de comemoração, exaltar o verdadeiro espírito do indivíduo australiano. A data, 26 de janeiro, faz referência ao dia em que o capitão Arthur Phillip desembarcou em Port Jackson, atual Sydney.
No ano de 1817, o então governador Macquarie começou a incentivar o sentimento de pertença àquela terra, quando batizou o país com seu nome atual, deixando o nome de Nova Holanda de lado. Passados 50 anos após o descobrimento, declarou-se o dia 26 de Janeiro como feriado nacional australiano, deixando clara a importância desse dia.
A cada ano, desde a data de seu início, o Dia da Austrália arrasta mais pessoas. Em 1995, cerca de 6,5 milhões de pessoas participaram do evento e em 2002, 7 milhões estiveram presentes.
Ainda há cerimônias formais em todo o país – cerimônias com bandeiras, de cidadania e a entrega dos prêmios importantes da comunidade – porém elas estão desaparecendo. Já não se vê, com muita frequência, encenações de desembarque do Capitão Phillip, por exemplo. Atualmente, o evento possui um perfil mais jovem. Contando com celebrações com um forte aspecto festivo, estão presentes eventos especiais de incentivo à participação de toda a família e todos os membros de uma comunidade. Comitês do Dia da Austrália envolvem temas indígenas e étnicos, clubes de serviços, esportivos e organizações culturais, enquanto o governo local tem se tornado cada vez mais favorável a tais programações. Performances teatrais, música, eventos esportivos, discursos e performances indígenas é uma parte importante do Dia da Austrália.
O evento é o maior da Austrália e cada vez mais importante. O sentimento de nação fica cada vez mais evidente no Dia da Austrália

Fonte: http://www.australiaday.com.au/studentresources/history.aspx

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s