Caipirinha é bem-vista em todo o mundo

 Bebida brasileira é um dos coquetéis mais importantes no planeta; entidades querem que ela seja o drinque oficial da Copa de 2014

HELENICE LAGUARDIA

Fonte: O Tempo 

         A Associação Internacional de Bartenders (IBA – sigla em inglês) elegeu a caipirinha, feita de cachaça, como um dos coquetéis oficiais da entidade. “A bebida (caipirinha) já é um dos dez drinques mais importantes do mundo”, comemorou José Lúcio Mendes, diretor de marketing da Expocachaça, realizada na última semana no Expominas, em Belo Horizonte. Ao lado de drinques famosos que a IBA considera “bebidas extravagantes”, como cuba libre e mojito, José Lúcio quer aproveitar a fama da caipirinha e transformá-la na bebida oficial da Copa de 2014 no Brasil.

       “Não tem sentido um estrangeiro chegar ao Brasil e a gente oferecer um champanhe”, afirmou José Lúcio, que defendeu uma caipirinha sofisticada e suave a ser oferecida aos futuros turistas.

Exportação
       Mesmo com a cachaça de alambique dominando 86% do mercado brasileiro e no terceiro lugar no ranking mundial de destilados, a exportação brasileira é de apenas 14 milhões de litros para uma produção de 500 milhões de litros anuais. Os dados são do Instituto Brasileiro da Cachaça.

     “Das 4.000 marcas, Minas Gerais tem 60% da produção, com 900 marcas, e 8.000 produtores na produção de 230 milhões a 260 milhões de litros”, informou José Lúcio.

     Assim, a Expocachaça começa sem expectativa de aumento da produção. “O mercado não cresceu o suficiente e antes temos que organizar o processo de comercialização”, explicou José Lúcio, para quem a informalidade atinge 92% do setor no Estado. “Mas o maior volume de produção está no mercado formal”, disse.

Cooperativas
         José Lúcio defende a organização dos pequenos produtores em cooperativas para permitir a escala de produção do produto e para que possam chegar ao mercado formal. “A Expocachaça é um espaço em que a gente vai discutir as alternativas. Temos que estudar regionalmente o produto, porque hoje existe um mercado internacional que está ávido por produtos novos”, explicou José Lúcio.

260 milhões de litros de cachaça são produzidos anualmente em Minas Gerais.

Entre as melhores
A caipirinha entrou na lista de coquetéis mais importantes*:

Apple Martini
B-52
Caipirinha
Cosmopolitan
Cuba Libre
Japanese Slipper
Kamikaze
Long Island Iced Tea
Mai Tai
Mojito
Orgasm
Salty Dog
Sea-Breeze
Sex on the Beach

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Caipirinha é bem-vista em todo o mundo

  1. Laercio Silva disse:

    Existe alguma forma de admiradores, profissionais da área ou entidades n relacionadas a AeB contribuirem para que isso se torne realidade?? E a Caipirinha passar a ser de fato o Cocktail oficial da Copa, afinal ” e tudo nosso” n e!!

    • Bom dia Laercio! Os admiradores da Cachaça também podem contribuir para tornar a Caipirinha o Drink Oficial da Copa no Brasil. Degustar e exigir a Caipirinha com Cachaça de Boa qualidade é uma forma de contribuir com a qualidade e disseminação do produto. E como você disse é um produto 100% nacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s