Prêmio Paladar 2011 – Cachaça, o Produto do Ano

           A edição de 2011 do Prêmio Paladar elegeu a Cachaça como Produto do Ano. Como declarado pelo Estadão, a Cachaça é orgulho nacional, e por séculos foi excluída da mesa do brasileiro. O investimento e cuidado nos processos de produção colocam o destilado em cena e concede a ele atenção especial. Detentora de diversos aromas e sabores marcantes, derivados do envelhecimento em madeiras como carvalho, umburana e bálsamo a Cachaça artesanal agrega não só pelo sabor, mais também pela tradição.

       O Brasil produz mais de 1 bilhão de litros de Cachaça por ano e possui mais de 5 mil marcas no mercado.  O consumo vem crescendo e a cachaça artesanal está cada vez mais presente na mesa, associada à gastronomia e a cultura brasileira, ganhando admiradores que antes não dispensava o uísque.

          Minas Gerais concentra grandes marcas de Cachaça Artesanal consagradas no país. Belo Horizonte, a cidade onde “o mundo é um bar” já tem a fama de capital brasileira dos bares.  São nesses bares, informais e muitas vezes pequenos, onde passam gerações de mineiros e apreciadores, que a Cachaça vem se transformando em um atrativo local.

           Não só os mineiros, mas todos os brasileiros fazem parte da história que a Cachaça trilhou no país. Saiu da Senzala e adentrou para casa grande, caiu no gosto de artistas, poeta, presidentes e, cabe a nós brasileiros valorizarmos nosso destilado e mostrá-lo para o mundo.

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